Páginas

domingo, 15 de fevereiro de 2009

O QUE É A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

O QUE É A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL/DINÂMICA (EBD)?
É o método de ensino da Bíblia, semanalmente, visando levar o aluno a:
1) aceitar Jesus como Único Senhor e Salvador;
2) crescer na fé e no conhecimento bíblico;
3) por em prática os ensinos bíblicos.
BREVE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ
Nos primeiros dois séculos da era cristã, a Igreja obedeceu a ordem de ensinar. Porém, do terceiro século em diante, a Igreja cresceu muito e a obra de educação cristã não acompanhou este crescimento. Milhares de pessoas foram batizadas sem instruções. Daí muitas práticas erradas entraram no cristianismo.
Isto perdurou até o século XVI, quando os reformadores Lutero e Calvino reintroduziram o ensino bíblico ao povo. Na Alemanha, Lutero enfatizou que cada cristão tivesse a Bíblia em sua própria língua para poder ler as Escrituras por si mesmo. Traduziu a Bíblia latina para o alemão. Depois, escreveu dois catecismos (livros de instrução cristã): um para adultos e outro para crianças.
Calvino fundou, em Genebra, uma Faculdade Evangélica de Teologia. No século XVII, Robert Raikes começou a levar as crianças a sua casa aos domingos, ensinando-as a ler e escrever tendo a Bíblia como texto. John Wesley gostou da idéia e ela espalhou-se em grande escala. Nascia assim a EBD (sigla de Escola Bíblica Dominical, ou Escola Bíblica Dinâmica).
EDUCAÇÃO CRISTÃ NA IGREJA LOCAL
A educação cristã na igreja não é só responsabilidade do pastor. Outros oficiais locais têm esta responsabilidade, como o Supervisor de Menores, Coordenador Educacional, etc.. Em quase todas as igrejas, há várias agências de ensino: Liga de Jovens, Liga do Lar (senhoras), Escola Bíblica Dominical ou Dinâmica (EBD), Classe de Novos Convertidos, Liga de Crianças, Classe de Casais, etc. O propósito de todos eles é prover a comunhão, ser agente de Evan

COMO PREPARAR UMA BOA AULA PARA CRIANÇAS NA EBD?
Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele - Provérbios 22.6
A resposta é: ame-as, e você estará apto a ser um bom mestre!

Se você tem amor pelas crianças, saberá usar sua criatividade, e realizar atividades condizentes com a idade delas. Quanto ao que ensinar – ensine a Bíblia!

Observo que não sou contra contar estórias para crianças na EBD (especialmente os pequeninos – abaixo de 5 anos), mas o ideal é relatar e ensinar sempre assuntos diretamente relacionados à história bíblica.

Comece ensinando Gênesis (a criação, a queda, etc.), seguindo uma seqüência lógica. Em datas especiais (Natal, Páscoa, etc.) ensine a relação do evento com a Bíblia.

Uma dica preciosa: não se preocupe em ensinar demais, fatos, números, detalhes, etc. Ensine objetivamente, uma coisa de cada vez, reforçando o tema.

Ore, pedindo sabedoria no ensino. Ame seus alunos, crie um ambiente propício para o aprendizado na classe e você será um (a) bom (a) professor (a)!
gelização e proporcionar o ensino.

COROS PARA A EBD
Sugestão de alguns coros para serem utilizados nas classes de crianças da EBD
1- Faça o melhor
2- Vai abalar
3- Eu vou crescer
4- O arco íris fala que Deus é amor
5- Perto, perto de Deus eu quero andar
6- Deus é bom prá mim
7- Vamos louvar ao Senhor, com corinhos e danças
8- 3 Palavrinhas só
9- Por dentro e fora
10- O amor de Deus é maravilhoso
11- Com Cristo no Barco
12- 1,2,3,4 eu vou marchando
13- É um prazer servir ao Senhor
14- Vem com Josué lutar em Jericó
15- A alegria está no coração
16- Com meu martelo eu vou pregar
17- Deus fez os peixinhos
18- Leia a bíblia e faça oração
Coros natalinos:
1 – Tão pobre sou
2 – Sempre é Natal pra mim
3 – A festa do Natal, é Jesus que nasceu
LETRAS DOS COROS
1) Cante, cante, cante ao Senhor pra sempre (2x)
Faça o melhor, faça o melhor, oh oh oh, faça o melhor prá Deus!
Louve, louve, louve ao Senhor pra sempre (2x)
Dance, dance, dance ao Senhor pra sempre (2x)
Abrace, abrace, abrace ao Senhor pra sempre (2x)
2) Vai abalar, vai abalar, quando Jesus voltar o mundo vai abalar (2x)
É Cristo descendo, os céus se abrindo, os anjos tocando, e a igreja subindo!
Vai abalar, vai abalar, quando Jesus voltar o mundo vai abalar!
3) Eu vou crescer, eu vou crescer, e quando eu estiver, deste tamanho assim! Eu quero trabalhar pró meu Senhor sem fim! Tra lá lá lá! Tra lá lá lá!
4) O arco íris fala que Deus é amor (2x)! Sim Deus é amor (2x) O arco íris fala que Deus é amor!
5) Perto, perto de Deus eu quero andar (3x) quero ser parecido com Jesus
6) Deus é bom pra mim (2x) contente estou alegre vou! Deus é bom pra mim!
7) Vamos louvar ao Senhor, com corinhos e danças (2x) Assim, assim, assim se louva a Deus (2x)
Aqui na terra se canta, lá no céu se ouve (2x) Assim, assim, assim se louva a Deus (2x)
8) 3 Palavrinhas só eu aprendi de cor: Deus é amor! Trá-la-la-la la la lá lá lá lá
2 Palavrinhas só eu aprendi de cor: Jesus chorou - Trá-la-la-la ...
1 Palavrinha só eu aprendi de cor: Ressuscitou! - Trá-la-la-la ...
9) Por dentro e fora e alto e baixo, sempre sou feliz. ( 2x)
Aqui Jesus entrou, meu coração limpou, por dentro e fora e alto e baixo, sempre sou feliz!
10) O amor de Deus é maravilhoso, o amor de Deus é maravilhoso, que grande amor!
Tão alto que não tem cimo, tão baixo que não tem fundo, tão largo que não tem lado, que grande amor!
11) Com Cristo no barco tudo vai muito bem, vai muito bem, vai muito bem!
Com Cristo no barco tudo vai muito bem, e passa o temporal! Passa o temporal, passa o temporal.
Com Cristo no barco tudo vai muito bem, e passa o temporal!
12) 1, 2, 3, 4 eu vou marchando, para o bom país, Cristo é meu amigo, eu sou feliz!
13) É um prazer servir ao Senhor (2x) andando em seus caminhos!
Eu ando, ando, ando nos caminhos de Deus (2x) andando em seus caminhos!
14) Vem com Josué lutar em Jericó, Jericó, Jericó - vem com Josué lutar em Jericó, e as muralhas ruirão.
Suba os montes devagar, que o Senhor vai guerrear, cerque os muros para mim, pois Jericó chegou ao fim! Hei, hei, hei!
Vem com Josué lutar em Jericó, Jericó, Jericó - vem com Josué lutar em Jericó e as muralhas ruirão! Hei!
15) A alegria está no coração, de quem já conhece a Jesus. A verdadeira paz só tem aquele, que já conhece a Jesus! O sentimento mais precioso, que vem do nosso Senhor, é o amor, que só tem quem já conhece a Jesus! Aleluia, Aleluia, Aleluia, é o amor, que só tem quem já conhece a Jesus! Aleluia, amém!
Posso pular uma tropa, e saltar as muralhas, aleluia! aleluia! Aleluia!
16) Com meu martelo eu vou pregar
Com minha espada eu vou lutar
Eu tenho muito que trabalhar
Há muitas almas para salvar – Tchu, tchu, tchu (depois, assobiando)
17) Deus fez os peixinhos, todos a nadar. Deus fez os peixinhos para rio e mar. Quando brincam n’água, até o fundo vão, brincam sem cuidado vejam só como eles são. Uns são pequeninos, outros grandalhões, uns são magricelas, outros gorduchões.. Quando brincam n’água, até o fundo vão, brincam sem cuidado vejam só como eles são.
18) Leia a Bíblia e faça oração, faça oração, faça oração. Leia a Bíblia e faça oração se quiser crescer.... se quiser crescer.....se quiser crescer. Quem não ora e a Bíblia não lê, Bíblia não lê, Bíblia não lê. Quem não ora e a bíblia não lê, diminuirá, diminuirá, diminuirá. Leia a Bíblia e faça oração, se quiser crescer!
COROS NATALINOS:
1) Tão pobre sou, que darei a Jesus? Uma ovelhinha que o pastor conduz? Um presente ou uma boneca (carrinho) em sua mão? Já sei! Vou dar-lhe meu coração!
2) Sempre é Natal prá mim (2x). A minha vida é uma festa sem fim! Sempre é Natal pra mim!
3) A festa do Natal, é Jesus que nasceu em Belém (2x). Junto a esta luz, vamos chegar, e o menino, adorar! (2x)

Procure sempre ser alegre nas aulas e tratar a elas com carinho, respeito e consideração. Elas vão retribuir!

Utilize recursos didáticos:

1. Coros relacionados com o ensino bíblico, de forma a fixar a lição.
2. Atividades simples (como dobraduras, pintura, pequenos exercícios) –
3. Ensine oração para as crianças (você fala, elas repetem).
4. Cartazes e outros recursos visuais
5. Memorização do versículo bíblico.

0 comentários: